🔹 O que é?
Síndrome de Gardner caracteriza-se pela polipose adenomatosa familiar e tumor desmoide na parede abdominal.
É uma síndrome genética caracterizada por mutações de um gene supressor tumoral (APC) e pode estar associada a outras manifestações sistêmicas (osteomas, cisto epidermoide, carcinoma tireoide).
🔹Achados de imagem:
No caso demonstrado, vemos múltiplos pólipos acometendo de forma difusa as alças cólicas (o contraste via retal ajudou a visualizar os pólipos, mas não é necessário).
Esses pólipos podem ser desde benignos (adenoma tubular ou tubuloviloso) até malignos (adenocarcinoma), porém é importante lembrar que a chance de um paciente com essa síndrome desenvolver câncer colorretal é de 100% até os 35-40 anos – por isso o tratamento preconizado é a retirada de todo o cólon e reto (proctocolectomia total) com anastomose ileoanal.
🔹Os tumores desmoides ocorrem principalmente na parede abdominal (junto do reto abdominal) e no mesentério, manifestando-se como lesões hipovascularizadas, bem delimitadas e com grande volume.
Apesar de terem baixa probabilidade de invasão local ou de metástases, o manejo é dificultado pela alta chance de recidiva mesmo após a ressecção.
💡 Aprenda mais sobre diagnósticos diferenciais e raciocínio clínico-radiológico com nossos cursos!
🔗 Clique aqui e saiba mais.
👉 WeRads: É Rápido | É Prático | É Dinâmico.